segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alguns Bits no Tempo - Contra (NES)

   Originalmente lançado para os Arcades em 1987, Contra era um game de tiro e ação cooperativo para duas pessoas desenvolvido pela Konami. Entretanto, foi em 1988 que o game conquistou definitivamente uma legião de fãs que o adoram até hoje, ao ser lançado para o NES.

   Quando Contra surgiu nos Arcades, o enredo do game girava em torno de dois soldados chamados Bill "Mad Dog" Rizer e Lance "Scorpion" Bean, que são enviados em uma missão para neutralizarem o grupo terrorista Red Falcon que estava planejando tomar controle da Terra. A trama era ambientada em uma ilha localizada perto da Nova Zelândia no ano de 2633.

Imagem da versão para Arcade

   Porém, toda essa história mudou quando o game recebeu sua versão para NES. Red Falcon não se tratava mais de um grupo terrorista, mas sim de uma entidade alienígena. A ilha deixou de ser localizada próxima à Nova Zelândia, e passou a ser uma ilha na América do Sul. E a história deixou de ser futurista para se passar no presente.

   Mas independente das mudanças realizadas na versão NES do game, ele fez tanto sucesso que estas alterações acabaram tornando-se o enredo oficial da série deste game em diante.

   Contra impressionou muito os jogadores na época. Os gráficos eram impressionantes, muito detalhados para o NES e com uma alta quantidade de inimigos na tela. Desviar de todos enquanto evitava ser atingido por um tiro era um verdadeiro desafio. A dificuldade do game também era absurda. Aliás, ainda é, basta jogar games mais recentes como Contra 4 para o DS que vocês saberão do que eu estou falando.

   A ação incessante que prendia todos frente à tela da TV fez a cabeça da garotada na época. Todos simplesmente ficavam vidrados no tiroteio e explosões dignas dos melhores filmes de ação. Por falar em filmes de ação, basta prestar um pouco de atenção nos personagens principais que de imediato você lembrará de Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.


   O game tinha tudo na medida, temas marcantes, como a musica que toca logo na primeira fase, Chefes grandes e monstruosos, além de uma boa variedade na jogabilidade, com fases variando entre scrooll lateral e estágios com perspectiva de profundidade.

   Com a possibilidade de se jogar simultaneamente com um amigo (algo que não era muito comum em games da época), a diversão era garantida, com muita ação e tiros pra tudo que é lado.



   Contra fez tamanho sucesso que recebeu uma continuação ainda para NES, chamada de Contra 2, e um terceiro game para Snes chamado Super Contra, para muitos, o melhor da série. Da geração 32-Bits em diante, a franquia se perdeu e recebeu um game mais fraco que o outro, retornando às origens somente em Contra 4 para DS, game este que merece ser conhecido pelo público.

   Mas mesmo com alguns games que não fazem jús à franquia, o primeiro Contra ainda possui um lugar especial no coração de todos que cresceram jogando este clássico da história dos games.



Por Jorge Megabit

Quaisquer críticas ou sugestões, basta entrar em contato com o email: mbgames@zipmail.com.br

Siga-nos no Twitter:  

Conheçam o nosso canal no YouTube  

Um comentário:

  1. Excelente matéria. Jogava muito (apesar da dificuldade), e nem sabia que existia para DS. Contra é um jogo clássico, e merecia estar nesta galeria. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir