quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alguns Bits no Tempo - Rambo III

Rambo, foi um personagem que apareceu primeiramente nos cinemas, conhecido por seu porte físico e habilidade com armas de alto calibre. Em 1988 foi lançado o filme e o jogo homônimo distribuído para o console Master System pela SEGA. Também tendo uma versão para alguns tipos de computadores antigos como o Amiga. Porém nesse post irei relembrar o jogo de Mega/Genesis lançado em 1989.
Como no filme, as ações ocorrem no Vietnã, onde Rambo é chamado uma última vez de volta ao seu dever, para salvar seu antigo comandante, o coronel Sam Trautman, que foi capturado pelos soviéticos durante uma operação secreta no Afeganistão.


A perspectiva do jogador é de uma visão aérea, sendo mudada apenas no combate com os chefões. Aí a visão se modifica, assim você vendo o personagem de trás e podendo move-lo apenas para direita e esquerda. O game possui quatro opções de armas. São elas a metralhadora, a faca, bombas cronometradas e o arco e flecha. Sendo que estes dois ultimos itens são limitados e quando terminados podem ser coletados


novamente de inimigos mortos. Rambo começa o jogo com 4 vidas e um estoque de 10 tiros de arco e flecha e 9 bombas. Com o avanço das fases as quantidades vão aumentando.


O jogo tem seis missões, cada uma com objetivos diferentes. Além de ter que encontrar a saída do nível, em algumas missões, é necessário libertar prisioneiros e destruir a munição de seus inimigos. Elas são:


Missão 1 - Infiltrar-se nas linhas inimigas. O objetivo é derrotar os inimigos e destruir o portão para leva-lo ao duelo com o helicóptero (chefão de fase) onde o jogador terá que abate-lo com seu arco e flecha.

Missão 2 - Resgatar o agente secreto. O objetivo principal é encontrar o agente secreto que está em uma das celas espalhadas pela fase e depois procurar a saída antes que o tempo de dois minutos se esgote.

Missão 3 - Ir até o arsenal. A fase tem praticamente o mesmo objetivo da primeira, sendo que o jogador terá que eliminar os inimigos que surgem pela frente e depois destruir os portões que vão levar até o combate com um tanque de guerra (chefão), onde você terá que abate-lo com seu arco e flecha.

Missão 4 - Destrua todas as armas de seus inimigos. O objetivo da fase é encontrar e destruir todas as armas que seus inimigos possuem. Elas estão guardadas em várias caixas de formatos diferentes. Além de precisar de destruir os helicópteros e um portão que o leva até o final da fase.

Missão 5 - Entre na fortaleza. O objetivo dessa fase é destruir todos os seus inimigos para então conseguir encontrar a saída para enfrentar o próximo chefão. Dessa vez você terá que abater dois helicópteros.

Missão 6 - Resgate o Coronel Trautman. O objetivo é eliminar seus oponentes e com a ajuda das bombas abrir os espaços para poder encontrar a cela onde está o coronel trautman. O chefão final trata-se de um helicóptero e um tanque.

Em termos gráficos o jogo é condizente com a época que foi lançado, possuindo simplicidade nos traços do personagens e das fases, porém muito bem trabalhados. Os inimigos de rambo possuem vestimentas de guerra de cores verde e marrom. Com os cenários se utilizando também muito de tonalidades diferentes dessas cores. A música condiz com o clima de guerra do jogo, umas vezes com batidas rígidas como se fossem musicas do exército e outras vezes com um clima tenso e apreensivo. Possui destaque também os efeitos sonoros, como o barulho da flecha quando vai ser arremessada por rambo e o som das bombas quando são armadas, além do clássico "uh!" quando o personagem toma um tiro.

Esse game foi um jogo que fez muito sucesso na época, pois se trata de um jogo bem divertido de se jogar com missões e gráficos que prendem o jogador na tela. Tenho orgulho de ter o meu cartucho até hoje. Esse com certeza entra na lista das melhores adaptações de filmes para jogos.

Gameplay de todas as Fases do jogo:

Fase 1 :



Fase 2 :



Fase 3 :




Fase 4 :




Fase 5 :




Fase 6 :





Por BrunoVeris

Quaisquer críticas ou sugestões, basta entrar em contato com o email: mbgames@zipmail.com.br

Siga-nos no Twitter:  
Conheçam o nosso canal no YouTube   

Um comentário: