segunda-feira, 30 de maio de 2011

Matéria EXCLUSIVA - Controles diferentes



Kinect? PS MOVE? Se hoje em dia o debate é qual o melhor controle por movimento, antigamente o debate era o qual controle diferente funciona menos pior ou tem jogos menos ruins..... 


A indústria sempre buscou criar formas diferentes de jogar videogame, por melhor que seja o controle tradicional muitos querem controles diferentes, que mudem a forma de jogar. Se hoje Microsoft e SONY  tenta vender seus controles /  acessórios Kinect e PS MOVE, no passado NINTENDO e SEGA também quiseram inovar.

POWER GLOVE - Lançada em 1989 pela NINTENDO para ser usada no NES / Famicom, a luva POWER GLOVE tinha um controle tradicional embutido nela e seus movimentos podiam ser reproduzidos na tela da tv graças a um sensor. Somente dois jogos foram projetados para o sensor, eles eram Super Glove Ball e Bad Street Brawler. A luva vendeu cerca de 100.000 em razão dos poucos jogos e do péssimo funcionamento, pouco em relação ao esperado, e a NINTENDO e a MATTEL, que produziam o acessório juntas encerraram sua produção em menos de um ano de vida.

Comercial da POWER GLOVE

NES Zapper
NES Zapper (1984 Japão/1985 EUA) e Light Phaser (1987 Japão e EUA) - A Zapper era a pistola lançada para o NES / Famicom e a Light Phaser era a pistola do Master System. Nos anos 80 e começo dos 90 esses acessório eram bastante requisitados. A grande diferença das duas estava no design, já que o funcionamento era o mesmo. A Versão americana da NES Zapper ganhou um design mais colorido, pois a versão japonesa era uma cópia bem real de arma de verdade, o que preocupou a NINTENDO dos EUA. Já a Light Phaser tinha um design igual ao da pistola Zillion, famoso brinquedo da SEGA baseado em popular anime dos anos 80.
Light Phaser
Os jogos basicamente eram jogos de tiro (claro), onde o jogador caçava animais ou eram jogos onde você perseguia criminosos, ambas as pistolas, apesar de populares, receberam poucos jogos em sua gameteca (muitos de qualidade duvidosa) , ´pistolas ainda foram lançadas para PSone e PS2, provando a popularidade deste tipo de jogo e acessório. Em 2007 o conceito da Zapper voltou no Wii Zapper, acessório que é conectado ao controle do Wii e dá a ele forma de pistola, a Wii Zapper foi criada para games como House of the Dead 2 & 3 Return. 

SEGA Menacer (1992) e Super Scope (1992) - Na era 16 bits a onda foi a bazuca, SEGA a NINTENDO lançaram os novos acessórios para seus videogames Mega-Drive e Super NINTENDO. O Grande diferencial além do design era a precisão, ambas eram muito melhores do que as pistolas, o maior problema de ambas era a falta de jogos, na era 8 bits mais games foram lançados para as pistolas.... Um dos destaques era X-Zone no Super NES e Snatcher no SEGA CD. 

  Comercial da Super Scope

Comecail da Menacer

Activator (1993 para o Mega-Drive) -  O conceito que pode ser considerado o pai do Kinect, lançado em 1993 o Activator tinha a mesma promessa do Kinect, jogar videogame sem usar as mãos. A promessa era reproduzir os movimentos dos usuários, algo revolucionário para época, era só montar o Activator, ficar dentro do espaço onde os sensores de leitura de movimento estão e jogar qualquer jogo do Mega-Drive, jogo de luta, corrida, esporte, tudo poderia ser jogado com o Activator. Os usuários descobriram que, em vez de ser capaz de reproduzir os movimento do corpo de forma exata, o Sega Activator só conseguia utilizar infravermelhos para ler os movimentos do corpo como um controle gigante. Incline-se para frente e o Mega Drive  simplesmente interpreta isso como um clique no botão “para cima” no d-pad, e não qualquer tipo especial de ação. Simplesmente NÃO FUNCIONOU em nada, os infravermelhos não funcionavam, claridade, ventilador de teto, tudo que você possa imaginar interferia no sistema. Foi um desastre tão grande que a SEGA parou de fabricar o acessório em menos de um ano.

Vídeo que mostra o Activator em funcionamento.

A Indústria dos games sempre procura inovar, mas algumas vezes não se sai muito bem. Fique de olho no blog MEGAbit para outras matérias sobre o mundo dos jogos.

Por ConstancioH


Quaisquer críticas ou sugestões, basta entrar em contato com o email: mbgames@zipmail.com.br

Siga-nos no Twitter:  
Conheçam o nosso canal no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário