segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como agir com o retorno da PSN

   Vamos direto ao ponto!  Finalmente, falta pouco para o retorno da PSN. Depois de uma série de especulações de dias a fio, houve o posicionamento oficial da própria Sony com relação ao problema e como deverá ocorrer o processo de retorno do serviço. Além disso, também as questões de benefícios e posicionamento para a retomada da confiança dos usuários com relação ao serviço da PSN.

   A estratégia tomada será de voltar o serviço de forma gradual e sem definir datas, justamente por uma questão de própria segurança e continuidade do serviço (o que é completamente compreensível).  Estou ansioso para ver os resultados dessa ação e também o que a Sony comentou através do seu CEO que aprendeu.
Portanto, indo ao que interessa... Acredito que sejam interessantes algumas precauções simples que você (como usuário) deve fazer antes, durante e depois de entrar na PSN: 
   Relembrando 1: Você já checou o banco (caso tenha feita compras na PSN) para não ter dores de cabeça com o cartão de crédito?  Isso não quer dizer só agora ok?  Vai precisar ficar de olho por algum tempo ainda;
   Relembrando 2: Você já checou os seus usuários e suas senhas para evitar dores de cabeça?  Lembre-se mesmo que entrando na PSN você vai alterar a senha de acesso imediatamente, mas se essa senha for a mesma em outros serviços ONLINE, é bom alterá-los também (o danação de ter a mesma senha em vários serviços);
   Ação 1: Entrando na PSN você vai ter que alterar a sua senha, então não use a mesma e nem variações óbvias dela (prepare uma senha antes de entrar não custa nada);
    Ação 2: Cheque os contatos que você tinha na PSN.  Uma vez que as contas não serão retiradas, é necessário rever se são as mesmas pessoas com quem você mantinha contado (grupo de jogos, níveis, etc.);
   Cuidado 1: Nada está completamente finalizado quanto aos ataques a PSN (se realmente pararam ou se estão aguardando apenas o momento oportuno para testar a sua integridade novamente).  Sendo assim, se houver algum problema com a sua conexão, faça uma checagem geral na sua rede interna e tente novamente se persistir o erro, bora para o Cuidado 2;
   Cuidado 2: Cada um de nós consumidores precisamos aprender a expor, e nos posicionar quanto a um problema ou solução! Portanto, como existem canais abertos de comunicação, temos que usá-los!  Ainda mais, sendo usuários da PSN, podemos e devemos entrar em contato com a Sony diretamente e fora isso, as redes sociais podem ser muito bem usadas para expor os seus pontos de vista (mas antes de criticar, se posicione e mande o contato para a Sony, só assim o problema tende a ser resolvido e melhorias implantadas).


   Só para finalizar, acredito que finalmente a galera do marketing da Sony e da RP (Relações Públicas) acordou!  Posso dizer que fiquei muito feliz com o posicionamento de retomada (alguém leu SunTzu – Arte da Guerra ou foi o Herói e o Fora da Lei hehehehe).  É por isso que eu amo marketing!
   Mas, tirando a crítica direta, é preciso dizer, que eles estão seguindo bem, só precisam entender que nós usuários e consumidores dos seus produtos e serviços, precisamos e gostamos de informação rapidamente.  Nos sentir no vácuo como ficamos durante alguns dias, não foi uma postura que condiz com a realidade que temos hoje.  Espero que essa seja uma das lições que ela diz ter aprendido.
E agora, esperar o retorno da PSN!  Boa sorte a todos ^^

Os executivos da Sony pedindo desculpas pelo ocorrido

Por Rodrigo
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3 comentários:

  1. Muito bom o post cara, e sobre os problemas judiciais a respeito da sony, você tem algum posicionamento ?

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  2. Fala cara.

    Até agora o que se tem oficialmente, foi a ação conjunta dos americanos contra a Sony nesse sentido. Aqui no Brasil, pessoalmente, não estou sabendo de nada a respeito (irei procurar saber, mas sinta-se a vontade para comentar).

    Nada mais do que justo de se levantar a questão e pode ser feito um processo conjunto com aqueles que se sentiram prejudicados, ou mesmo entrando sozinho na justiça (isso é indiferente perante a lei em termos de força ou relevância).

    Pessoalmente, eu não me vejo como prejudicado, pois sempre tomei cuidado com as minhas contas online, mas certamente, se me sentisse assim, não pensaria duas vezes em mover uma ação!

    Espero ter esclarecido!

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  3. Acho que não temos (Brasileiros) muito problema com nossas informções já que uma vez todos tem um acesso facil a quase todos os nossos dados, não é verdade... hehehe

    Agora o que eu levantaria a respeito como um certo problema a meu respeito seria as contas de catão de credito, porem estou muito calmo quanto a isso pois aqui não temos a store.psn liberada, então sempre comprei por contas fakes na psn.america e usando os cartões que compro nas lojas por aqui...

    ;) espero que a sony fique um pouco mais humilde e que faça a galera ter a confiança como antes...

    Lembrando que qualquer empresa grande poderia ter o vazamento de informações como essa.

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