terça-feira, 31 de maio de 2011

Alguns Bits no Tempo - Castlevania (NES)

   Há alguns bits no tempo, a Konami nos apresentava um game que se tornaria uma lenda e ganharia patamar de referência para os jogos do gênero Hack and Slash. Este game se chamava Castlevania!

   Em 1986 a Konami lançava Akumajo Dracula para Famicon Disk System, que mais tarde receberia o nome ocidental de Castlevania. No mesmo ano, o game acabou recebendo um remake para o computador MSX2 chamado Vampire Killer. Até hoje existem discussões para saber qual das duas plataformas foi a estreia da série de matadores de vampiros da Konami, mas o certo é que primeiramente saiu para Famicon Disk System e alguns meses depois foi lançado para MSX2. Mas foi somente em 1987, quando a versão de Famicon Disk System foi adaptada para cartucho e lançada para o NES é que o sucesso aconteceu para Castlevania.



Surge o Vampire Killer

   Castlevania para o NES foi um marco, todos os gamers da época possuem grandes lembranças sobre o jogo. A saga da família Belmont, lendária caçadora de vampiros, seres sobrenaturais e inimiga mortal de Dracula havia se iniciado nos games. O jogo foi um dos precursores do gênero hack and slash, colocando o herói Simon Belmont para estraçalhar todo tipo de criatura com o seu chicote "Vampire Killer".

   Muitas magias conhecidas dos games atuais da série ainda não existiam, mas ataques clássicos como as facas, a cruz bumerangue e a toda poderosa água benta já causavam grandes problemas aos monstros que Simon Belmont encontrava pelo caminho.

   Entretanto o primeiro game da série foi bem diferente dos games que conhecemos hoje em dia. Para começar, o game era de ação linear, com número de fases determinado, sendo cada área do castelo de Dracula uma fase. Não era como nos games mais famosos da série em que o jogador vasculhava com mais liberdade as áreas do castelo, podendo voltar para explorar mais uma determinada área.

   Outra característica muito popular nos games atuais da série ainda não era usada no clássico do NES. Trata-se dos elementos de RPG, como HP, MP, força de ataque, poder de defesa, etc. Mas no segundo game da série, estes elementos já seriam introduzidos, porém, não fazendo muito sucesso na época.


A eterna batalha contra Dracula

   Apesar de ser o primeiro game da série, Castlevania para o NES já estava bem à frente na cronologia da franquia, com um enredo passando séculos depois de games como Castlevania: Lament of Innocence e Castlevania III: Dracula's Curse.

   Em 1691, Simon Belmont descobre que Dracula havia ressuscitado naquele século, e juntamente com ele, haviam retornado vários monstros para o suplício humano. Treinado para manter a tradição dos Belmonts como caça vampiros, Simon parte rumo ao Castelo de Dracula, conhecido como Castlevania, para matar de uma vez Dracula.

   Cada fase possuia um chefe, e cada chefe era um monstro clássico da literatura de terror.

Fase 1 - Phantom Bat: O clássico primeiro chefe do game de Castlevania. Todos que jogaram o primeiro game lembram desse enorme morcego que arrancava litros de sangue à cada ataque.

Fase 2 - Medusa: Ela sempre faz uma participação especial nos games da série, e na sua estreia, ela também apareceu para causar muitos problemas como chefe de fase.

Fase 3 - The Mummies: Duas múmias gêmeas que ficavam andando de um lado para o outro enquanto lançavam pedaços de faixas em sua direção.

Fase 4 - Frankenstein e Igor: Enquanto o clássico monstro de filmes de terror tentava encurralar Simon, Igor ficava lançando bolas de fogo em sua direção.

Fase 5 - A Morte: Tentando impedir que Simon Belmont encontrasse Dracula, a Morte, eterna aliada do morto vivo, tenta impedir o avanço do jogador.

Fase 6 - Dracula: Em sua primeira aparição, Dracula fica desaparecendo e aparecendo enquanto lança bolas de fogo de sua capa. Após ser derrotado, ele assume a aparência de um enorme monstro Morcego gigante que faz jus ao título de chefe final do game.


   Castlevania para o NES deu origem à uma das mais famosas e queridas séries do universo gamer, e iniciou a franquia com chave de ouro, sendo lembrado por muitos ainda, principalmente pelo clássico tema "Vampire Killer" que toca na primeira fase.
    


Por Jorge Megabit

Quaisquer críticas ou sugestões, basta entrar em contato com o email: mbgames@zipmail.com.br

Siga-nos no Twitter:  
Conheçam o nosso canal no YouTube    

Um comentário: